segunda-feira, 21 de setembro de 2009

PSICOSES


O que define a situação psicótica de um indivíduo é o fato de que, em algum grau de intensidade, ele está rompido com a realidade. Isso ocorre em três categorias:



  • Condições psicóticas

  • Estados psicóticos

  • Psicoses propriamente ditas

CONDIÇÕES PSICÓTICAS


Dizem respeito à presença de intensos núcleos psicóticos (corresponde ao que Bion chama de "parte psicótica da personalidade", a qual, em estado latente e em em grau moderado, faz parte do mundo interno de qualquer pessoa) que estão subjacentes a certas neuroses, como, as obsessivas, fóbicas ou histéricas graves. As pessoas com essas condições psicóticas não evidenciam com nitidez uma ruptura com a realidade, no entanto são potencialmente vulneráveis a essa possibilidade, por possuirem um elevado grau de ansiedade, que está contida pela sua organização defensiva adaptativa.



ESTADOS PSICÓTICOS


Designam os pacientes que, sem ser francamente psicóticos, apresentam um relevante nível de regressividade. Esse tipo de psicotismo aparece na clínica nos estados borderline, em personalidades demasiadamente paranóides ou narcisistas, em perversões, psicopatias, drogadições, hipocondrias graves, etc.



PSICOSES PROPRIAMENTE DITAS


Indicam que o juízo crítico e o senso de realidade da pessoa estão seriamente prejudicados. Compreendem três tipos: Ezquizofrenia, psicoses afetivas ou PMD e psicoses orgânicas.


EZQUIZOFRENIA

O termo "esquizofrenia" tanto pode designar uma florida reação psicótica aguda (a qual, se bem manejada, pode ser de um excelente prognóstico, inclusive o de plena recuperação e preservação da personalidade sadia), como pode indicar um processo insidioso e sem sintomas ruidosos, mas que podem ser irreversíveis e de péssimo prognóstico.

PSICOSES AFETIVAS

As psicoses afetivas, clinicamente, podem ser unipolares ( os surtos psicóticos são unicamente de natureza depressiva ou maníaca) ou bipolares (há uma alternância entre as duas formas).

A forma maníaca (ou hipomaníaca, em que os sintomas nem sempre são claramente percebidos pelos outros) se apoia no clássico tripé: controle, triunfo e desprezo, sendo que, além disso, há uma intensa instabilidade afetiva e uma aceleração do pensamento e da conduta.

A forma depressiva, pelo contrário, manifesta-se por uma lentidão e um aplastamento geral, sendo que a auto-estima cai a um grau zero, o que representa um sério risco de suicídio.

As psicose afetivas têm uma nítida etiologia endógena, de natureza constitucional hereditária, e costumam responder bem a um plano terapêutico que combine os recursos da psicoterapia com os modernos psicofármacos, como os antidepressivos e os produtos com sais de lítio.


PSICOSE ORGÂNICAS


São aquelas que podem resultar de traumatismos cranianos, bem como de acidentes vasculares cerebrais, ou de doenças como sífilis, ou as degenerativas do tipo arteriosclerose cerebral, doença de Alzheimer, senilidade, etc.

Um comentário:

Lourdes Ximenes disse...

Obrigada pelo esclarecimento. Tenho uma filha com 30 anos que nasceu com Hidrocefalia, e está neste momento a fazer uma manipulação perversa com violência psicológica na minha neta mariana, com 10 anos! Tenho de fazer uma queixa, mas como aqui nada funciona como devia, (Comissão de Apoio á Criança e Jovens em Risco,Tribunal de Menores, etc., tenho de ser eu a fazer o processo com toda a informação para entregar junto com a queixa!... Obrigada!