quinta-feira, 14 de maio de 2009

COMO USAR MELHOR SUA INTELIGÊNCIA


PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Estudos mostram que os exercícios físicos aumentam o número de vasos sanguíneos no cérebro, melhorando a nutrição e oxigenação dos neurônios. A prática de atividades físicas também estimularia a geração de células no hipocampo, a área do cérebro encarregada da memória, e impulsionaria a produção de um tipo de substância, chamada fator de crescimento, que aumenta as conexões entre os neurônios.

REPITA PARA LEMBRAR

Estima-se que o cérebro perca 90% das informações. Apenas os eventos e fatos marcados pela emoção vão direto para o compartimento destinado à memória de longo prazo, como o nascimento de um filho ou uma briga. Para gravar os dados de que precisamos no dia a dia, o ideal é repeti-los 30segundos após recebê-los e de novo cerca de uma hora depois.

RESPEITE SEUS LIMITES

O cérebro não é multitarefas. Não fomos programados biologicamente para escrever um texto enquanto conversamos com um amigo pelo programa de mensagens instantâneas e ouvimos música.

REDUZA O ESTRESSE

O excesso de cortiso, hormônio liberado em situações estressantes, é tóxico para os neurônios e pode matá-los. A área mais atingida é o hipocampo, que tem funções importantes no aprendizado e na memória - e que pode gerar novos neurônios

DURMA BEM

Estudos com ratos mostraram que aqueles despertados durante uma fase REM (de sonhos vívidos) não conseguiam se lembrar do caminhoque haviam aprendido no dia anterior. Essa etapa do sono permitiria a recuperação dos neurônios, tornando as novas conexões mais fortes e permitindo associações com memórias antigas. A quantidade ideal de sono varia. Mas um descanso no período da tarde é indicado. A Nasa, a gência espacial americana, constatou que um cochilo de 26 minutos melhorou em 34% o desempenho de seu pilotos.

Nenhum comentário: