domingo, 7 de setembro de 2008

PSICOTERAPIA, O QUE É?


Psicoterapia. O que é?



Quando procuramos um psicólogo ou psicoterapeuta, procuramos alguém que desfaça primeiro que tudo o nosso receio de ir passar por uma perda de tempo - quiçá já não pela primeira nem pela segunda vez. Procuramos um espaço de desabafo. Procuramos muitas respostas. Ainda assim, uma vez iniciado o processo terapêutico, rapidamente iremos entender que os caminhos são diferentes do que esperávamos, mas que se estivermos dispostos, nos poderão levar muito mais longe do que a princípio julgámos ser possível.
Em psicoterapia, respeitar o tempo e o ritmo de cada indivíduo é um aspecto fulcral. Nada mudará de um momento para o outro, e depois de tolerada uma certa frustração inicial, é importante que se perceba isso mesmo. Depois, o espaço inicialmente de desabafo terá de se transformar num lugar no qual nos possamos entender: o que nos move e demove e porquê? Num espaço no qual principiemos um processo de crescimento e (re)conhecimento pessoal, que continuará por toda a nossa vida, muito após o processo terapêutico em si ter terminado.
Quanto às respostas, não há respostas fáceis. Há um percurso a dois no qual um, pelo seu distanciamento e pelo seu conhecimento do funcionamento psíquico humano, lançará luz sobre troços que permaneceram mal iluminados, por incidente ou em nome de um conforto relativo; e que na sua obscuridade se tornaram impeditivos do entendimento e bem-estar pessoal.
Catarina Santos



Nenhum comentário: